sexta-feira, 24 de julho de 2009

Três histórias de amor

Férias é tempo de leitura! Em cada visita a mala de viagem da sogrinha vem sempre cheia de encomendas literárias ;-p
Aqui ficam algumas sugestões:


"A Praia da Saudade" veio passear-se pelo país das socas e dos moinhos :-) 
Este novo romance do Francisco Salgueiro transporta-nos para os tempos da ditadura salazarista em Portugal, os tempos da "Guerra do Ultra-Mar", os tempos da PIDE. Fala-nos de um amor proibido, condenado à partida... Mas de uma pureza que promete lutar contra tudo e todos... Será que conseguirá?!
Gostei imenso do livro, da ilustração de uma época na qual não vivi mas que me marcou imenso por testemunhos familiares. Confesso que fiquei com a lagriminha no canto do olho com a descrição dos barcos a partir para a guerra...

"A Vontade de Regresso" foi mais ambicioso e quis seguir viagem até aos Alpes :)
A autora é a Ana C. que tem um blog bastante interessante que eu costumo seguir. Como gosto daquilo que ele escreve no blog e como tantos outros bloggers já leram o livro e recomendaram fiquei super curiosa ;-p
E não me desiludi! Fala de uma história de amor simples na sua complexidade, construída por palavras e sentimentos puros. Um amor mágico que "luta" contra as imposições do quotidiano e da rotina. 
Vale a pena!


E sempre que o Pepetela lança um novo livro lá vai a Ceres a correr, ofegante, em busca do tesouro! A ansiedade só acalma com a última página ;-p
Também "O Planalto e a Estepe" fala de um amor impossível. Condicionado por factores sociopolíticos e diferenças culturais incontornáveis. Mas o sentimento de luta, o jamais baixar os braços, a crença em ideais maiores mantêm o protagonista de coração puro. E quem espera sempre alcança...
Este livro irá ocupar o seu lugar de destaque junto de todos (sim eu tenho todos!) os outros livros do Pepetela!

6 comentários:

  1. Gostei desse teu post. Vai falando assim de livros. É bom sabermos, para quando formos comprar. Por isso diz-me lá, nunca li nada do Pepetela, o que me aconselhas para primeira obra desse autor? Confio inteiramente em ti, senhora Conselheira Literária (foste promovida por mim, mesmo agora).Digo-te que se me disseres breve eu compro ainda este fim de semana, e depois de ler digo-te a minha opinião. É uma grande responsabilidade D. Ceres.
    Beijokas e bom fim de semana. Eu amanhã volto cá.

    ResponderEliminar
  2. Ora nada mais fácil de responder: o melhor livro do Pepetela é sem dúvida o "Lueji". Podes comprar à vontade pois tenho confiança na minha recomendação ;-p

    E se não gostares, (o que eu considero impossível, note-se!) devolvo-te o teu dinheirinho, que isto de ser "Conselheira Literária" vem com garantia de satisfação, LOL

    Beijokas e bom fim-de-semana também para ti!

    ResponderEliminar
  3. Olha, muito obrigada pela informação, foste muito rápida. Eu enviei-te um comentário, mesmo agora, mas estou com dúvidas que tenha seguido. Se seguiu, apaga este.
    Amanhã vou comprar. Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ó meu Deus Ceres que orgulho o meu livrinho no meio desta paisagem e ilustrado pelas tuas palavras que me enchem de vaidade!!!!!!
    Não imaginas como me emocionei ao ver esse bocadinho de mim aí, na tua vida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não é todos os dias que temos o privilégio de poder dizer aos escritores o quanto gostámos das suas palavras :)

    Fico feliz por teres gostado da surpresa!

    Bjs

    ResponderEliminar