terça-feira, 27 de outubro de 2009

Com palas nos olhos como os burros!


Cada vez mais me convenço que a sociedade onde vivemos não sabe como lidar com a diferença... Nas mais diversas situações ao longo da minha vida já me senti como um alien de olho no meio da testa por ousar remar contra a maré...
Claro que quando decidi enveredar por um curso de Medicina Chinesa não foi diferente. Ainda há gente que acha que a acupunctura ou a fitoterapia devem ser formas de bruxedo ou algo semelhante. Muitos são os que me dizem que não acreditam... Malta, não é uma religião, não têm de acreditar em nada!!! E podem ser os maiores cépticos e ainda assim obterem resultados maravilhosos com umas tantas sessões de agulhinhas ;-)
É claro que após anos de estudo eu compreendo perfeitamente que as pessoas não entendam a forma como a Medicina Chinesa encara a saúde, o equilíbrio e a doença. E estou sempre disposta a explicar, de uma forma simples, como é que tudo se encaixa e passa a fazer sentido. E muitos são aqueles que acham super interessante e ficam inclusivamente fascinados. Basta pensar que se me doer a cabeça e eu massajar um determinado ponto nas costas da mão sinto um alívio quase imediato ;-p
Mas o que me irrita são aqueles, que sendo ignorantes, preferem continuar assim a abrir um pouco os seus horizontes. Eu acredito cada vez mais que há pessoas que estão sempre doentes por não se querem curar! Porque isso lhes traz carradas de atenção, porque aprenderam a (sobre)viver assim, porque de outro modo não mais seriam vítimas do infortúnio e consequentemente não poderiam ter pena de si mesmas e queixar-se, queixar-se, queixar-se...
Uma colega minha do curso de holandês está sempre a faltar às aulas pois que sofre de enxaquecas constantes. Ela está claramente deprimida pois não gosta de viver aqui e acaba por ficar fechada em casa o tempo todo. Anda sempre com um ar super infeliz. Preocupada com a sra., perguntei-lhe se se sentia melhor ao que ela me respondeu que nem por isso. Perguntei-lhe então se já tinha pensado em experimentar acupunctura, visto que o que quer que seja que ela está a fazer não está a funcionar. A resposta foi surpreendente: "Para ser muito honesta tenho muito medo desses métodos alternativos pois considero que o conhecimento não é sólido..."
Uma medicina que tem milhares de anos, cujas "bíblias" datam de 2500 a 2700 A.C. (e que ainda hoje fazem todo o sentido!) não tem por base um conhecimento sólido?! Come Again?!
Lá que não saibamos nada do assunto tudo bem mas daí a mandar bitaites destes para o ar já parece um nadita mal, não?!
É que eu só fiz uma sugestão com as melhores das intenções e numa tentativa de ajudar e acabei por me sentir uma otária! E como é óbvio nem me dei ao trabalho de argumentar pois há alturas em que não vale mesmo a pena... E nem sequer estava a querer angariar uma cliente pois ainda não terminei o curso, lol

PS - É claro que eu considero a medicina ocidental extremamente importante e indispensável! Considero que ambas se podem complementar para uma melhor prevenção de saúde para todos....

2 comentários:

  1. Sabes o que te digo, tu tens cromos a mais nesse curso. Quando é que terminas? É que ainda chegas ao final meia maluca com tanto disparate que ouves ;)
    Deixa-a lá ficar com a enxaqueca ocidental.

    ResponderEliminar
  2. Podes crer, Ana C.! Eu penso exactamente o mesmo ;-p

    Em princípio o curso deverá durar até ao Verão mas pode ser que alguns cromos saíam pelo Natal. Fingers crossed, LOL

    ResponderEliminar