quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Paraíso das Letras


Uma das coisas que me marcou da primeira vez que visitei Londres em 99 foi a quantidade de gente que lia no metro. Em Lisboa não via assim tanta gente a abrir os seus livros durante estas curtas viagens. Rapidamente percebi que o preço dos livros e a quantidade de edições paperback disponíveis muito contribuíam para os hábitos de leitura deste povo.
Por aqui há sempre promoções no que diz respeito a livros. A escolha é grande e facilmente se encontram livros recentemente lançados a preços muito simpáticos. Depois, há toda uma cultura de reciclagem: ora se oferecem os livros já lidos a instituições de caridade, ora a amigos ou conhecidos que ainda não tenham feito. É muito comum encontrar uma prateleira com livros oferecidos no supermercado, ou nos correios, sendo que podemos levar o livro que quisermos em troca de um donativo.
Nas lojas de instituições de caridade, como a Cancer Research, British Heart Foundation ou Oxfam, podemos também encontrar livros em segunda mão por valores simbólicos. A Oxfam tem lojas inteiras só dedicada a livros: todos em segunda mão, todos em bom estado, a partir de £1.99. Aqui em Harpenden há uma e, para mim, é a loucura!!!
Hoje durante o meu intervalo no trabalho saquei do meu livrinho e ali fiquei a saborear umas páginas. Chamaram-me de geek... Com muito gosto ;))

4 comentários:

  1. Ainda não conhecia o teu blog, tropecei aqui por acaso, falas de Londres, de raposas, de livros :D Que mais posso pedir? ADOREI!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia,
    Bem-vinda! E aparece sempre que quiseres ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Toronto e a mesma coisa, ate na rua a andar se ve pessoas a ler, e tb temos mt descontos, gosto imenso de ir ao Chapters ou Indigo aonde tem sempre uma seccao de livros em saldo, livros q ate podes nunca ter ouvido mas q a description soa bem....

    ResponderEliminar
  4. Quando estiver em Toronto (um dia, quem sabe!) hei-de ir visitar o Chapters ;)
    Adoro perder-me dentro de novas livrarias!

    ResponderEliminar