quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cabo Verde - "This is Africa"

É certo e sabido que África é um continente único onde a vida ocorre a uma velocidade diferente. Estereótipos à parte, há uma descontracção, um desenrasque e um "deixa andar" muito próprio e que é palpável na vida cabo-verdiana.
Alguns episódios levaram-nos às lágrimas de tanto riso e tudo o que conseguíamos dizer era: "This is Africa!".

Antes da viagem eu tinha preenchido os formulários online para o visto. Quando estávamos à espera para entrar no país a moça do controlo de passaportes encontrou o visto do Homer mas não o meu. Então, vira-se para mim e diz-me: "Peça aí ao meu colega a ver se ele encontra o visto no computador dele?". Eu chego-me ao outro guichet e explico o que se passa. Vejo claramente que o fulano não encontra o visto também mas não se atrapalha, espeta-me um carimbo no passaporte e siga para bingo!
O Homer ingénuo diz-me "Ah e tal, ele deve ter encontrado..." até que chegamos cá fora e a malta da agência de viagem me pergunta se eu tinha pago pelo visto ou se tinha tido algum problema. Eu fiz-me de desentendida e disse que não tinha havido qualquer problema. Nessa mesma noite, telefonam-nos para o quarto novamente a questionar se tinha havido qualquer problema com o visto e nós novamente fizemo-nos de parvos.
Ou seja, o fulano olhou para mim: mocinha simpática, não tem ar de terrorista e ainda por mais é portuguesa, "entra lá no país à vontade! Não precisa de visto!"


Ai se ASAE visse este mercado de peixe!


Quem não tem cana, pesca com a mão!



Adorámos o nome do bonequinho do ATM, o "Vinti4"! Lindo!!!


Isto sim, é polivalência! Fazemos funerais mas também vendemos uma nova bateria para o seu carro ;D

A segurança no aeroporto é levada muito a sério!!!! O pormenor do vaso é o máximo! Temos aqui este mamarracho encostado à parede mas ao menos podemos adorná-lo ;D

Ao passar num aparelho destes no aeroporto apitei. Vai o fulano e pergunta-me se eu tinha cinto, eu disse que não e levantei a t-shirt para que ele visse. "Ok, pode seguir!" foi a resposta. Ah ah ah ah ah... Eu nem queria acreditar! Epá, se não tem cinto deve ser erro, LOL
E não podia terminar os relatos de Cabo Verde sem fazer uma referência especial aos nomes próprios. Sempre me diverti ao ver nomes fora do comum, talvez por serem tão diferentes dos nossos. Aqui vai uma pequena amostra:
- Eduino
- Ivonil (fem.)
- Adilson
- Artemisa
- Perla
- Janilson
- Lycrécia
- Arenita
- Milda
- Evelene
- Romina
- Anilsa
- Jocelene

E os vencedores são: Loide e Nelsan. Reparem que estes são ambos nomes de meninas!

2 comentários: