segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trilogias

   Quantas vezes fechamos um livro e ficamos tristes porque acabou? Para combater isso nada melhor do que trilogias, onde podemos viver mais aventuras com a mesmas personagens que nos prenderam e nos conquistaram desde o primeiro momento.
  Nos últimos tempos lancei-me a duas ;-) Primeiro comecei com a famosa trilogia Millenium. Os livros prendem-nos pela acção, pelas peculiaridades da protagonista e pela intriga. Quando terminei o último livro fiquei com vontade de continuar, principalmente sabendo que a intenção do autor era continuar a escrever as aventuras da Salander e do Mikael Blomkvist.
   Vi o filme (versão Hollywood) baseado no primeiro livro e gostei bastante. Houve algumas alterações à história que não fizeram muito sentido para mim mas de qualquer forma achei que estava bastante fiel e muito bem conseguido.

  A trilogia dos Hunger Games começou curiosamente com o filme. Nem sequer me pareceu o tipo de filme que normalmente aprecio mas tinha ouvido boas críticas e fui com os meus colegas ao cinema. Gostei imenso do filme e fui surpreendida pela positiva. Depois do filme a minha colega devorou os livros e deixou-me curiosa.
  Um a um também eu fui papando os livros, que se lêem num instantinho, e fui-me deixando cativar pelas lutas pela sobrevivência destes adolescentes. Zanguei-me com as injustiças, exasperei-me com as voltas e contra-voltas, senti-me orgulhosa com cada vitória.
   É uma história pesada, crua e dura. A amizade e o amor são postos a todo o tipo de provas e nem sempre vencem. O mundo não é cor-de-rosa mas sim preto e branco e não há finais felizes, pois a dor e as marcas que deixam são irreparáveis.
   Apesar de serem livros escritos para jovens adultos, são livros que nos fazem pensar no mundo que nos rodeiam e que nos fazem pensar na nossa própria sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário