segunda-feira, 20 de maio de 2013

O campus universitário

Nós moramos ao pé da universidade e como tal fazemos uso das suas infra-estruturas. As aulas de natação são na piscina da universidade bem como as aulas de kung-fu do Homer. Os preços para o público são bastante simpáticos, a proximidade torna tudo mais prático e as infra-estruturas são muito boas. Mas não é só uma piscina e um ginásio (com variadíssimo número de aulas de grupo) que a universidade oferece. Há também campos de futebol, pistas de corrida, courts de ténis, aulas de remo ao longo do Brisbane River, etc. O campus é rodeado de árvores, imensos espaços para fazer jogging e passear pela natureza, lagos com patinhos, etc. Há a residência de estudantes, há edifícios para as várias faculdades, bancos, restaurantes e anfiteatros com exposições, etc.



Eu que estudei numa faculdade no centro de Lisboa, em que alguns edifícios eram novos e mal construídos e outros velhos e feios sinto pena de não ter tido oportunidade de usufruir de um campus assim. Nós tínhamos uma cantina e um bar que de apelativo não tinham nada e uma mesa de matraquilhos. A grande vantagem era mesmo a localização central :-)



 
Quando era pequena imaginava sempre a experiência universitária como sendo o período mais fantástico da vida de um jovem adulto. A minha experiência universitária foi boa mas ficou muito além das minhas expectativas de jovem adulta. Nada foi como nos filmes, lol. A maior parte dos professores não nos inspiravam, muitas disciplinas eram chatas e sem aplicação prática. O espírito académico não era cultivado pois era uma universidade de pseudo-intelectuais de extrema esquerda, que usavam boinas e vestiam-se na Feira da Ladra. (Nada contra, eihn!)
 
Talvez por não ter vivido essa fantasia sinta ainda um grande fascínio por universidades, pelo ar de esperança que se respira, pelos sonhos que fervilham no ar, pelas jovens mentes sedentas de novas descobertas. Para mim são lugares mágicos, cheios de possibilidades.
 
Por isso, também gosto muito de ir para o campus de St Lucia, passear à beira-rio, e reviver os meus próprios sonhos, as minhas esperanças e os meus ideais. Olhar para o percurso percorrido e recarregar baterias para o percurso que se apresenta em frente a mim...

2 comentários:

  1. Não é unica que ficou com a mesma opinião sobre o ensino universitário português eu pessoalmente achei uma seca.
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, eu acho que o meu problema era ter uma idéia romântica do que a universidade iria representar na minha vida...

      Eliminar