quarta-feira, 12 de março de 2014

Aventuras na cozinha

   Cá em casa gostamos de comer e de cozinhar. Temos alguns pratos favoritos e alguns que sabemos fazerem sucesso sempre que há convivas para jantar. Mas gostamos também muito de experimentar novas receitas, novos sabores e novas técnicas de cozinhar (esta última é mais do domínio do Homer!).
   Parte do processo é que muitas vezes as coisas não correm bem! Há alturas em que temos que inventar uma salvação, as instruções simplesmente não são suficientes ou claras e o jeito não nos assiste. 

   Noutro dia decidi tentar fazer macarons. Já sabia à partida que não ia ser uma tarefa fácil pois sei que é um processo de grande fragilidade e eu sou demasiado desastrada e apressada. A massa é super fácil de fazer mas o desafio para mim foi o saco de pasteleiro! Em minutos tinha massa a sair pela entrada do saco e a escorrer-me pelas mãos, não conseguia suprimir a saída da massa pelo bico o que fez com que algumas rodelas ficassem unidas às outras, o caos!!! Por fim, tive de criar as rodelas de massa com uma colher de sobremesa ;-p



   Como podem ver, o resultado não é brilhante. A parte seguinte é deixar a massa repousar e esperar que a massa seque em cima, criando uma superfície dura. A receita dizia meia-hora, eu esperei uma hora mas a superfície não tinha criado a consistência que devia. Talvez os 32 graus que estavam nesse dia não tenha ajudado...



   Quando saíram do forno não estavam com um aspecto bonito mas a consistência parecia estar de acordo com o esperado. Mas seguia-se uma nova tarefa difícil: tirar as bolachinhas com cuidado, barrá-las e uni-las sem as partir.... Pois, não foi fácil. algumas perderam-se pelo meio pois assim que lhes peguei desfizeram-se nas minhas mãos, lol


   O resultado final não foi bonito mas foi delicioso! Para primeira tentativa até que não fiquei desiludida. O sabor estava excelente, a consistência estava boa e o Homer despachou-os num piscar de olhos.

   Vejo tantos blogues com fotos de pratos impecáveis e tão bonitinhos mas duvido que o comum dos mortais consiga sempre esses resultados no dia-a-dia. Por isso apeteceu-me partilhar este meu falhanço em termos de apresentação. Afinal de contas, não cozinho num restaurante de 5 estrelas e prefiro mil vezes algo que não seja bonito mas que seja saboroso do que um prato que pareça um obra de arte mas que saiba a serradura, lol

Sem comentários:

Enviar um comentário